O protocolo clássico do casamento na igreja


Apesar de ser muito visto, convém sempre pensar um pouco no protocolo do casamento. É evidente que, nos dias de hoje, este é um pouco mais flexível e pode ser adaptado tanto às condições como às preferências dos noivos. No entanto, para evitar atropelamentos e para que todos tenham uma ideia de como atuar e onde ficar, convém definir algumas linhas orientadoras. Neste artigo abordo, em traços gerais, o protocolo clássico para a cerimônia na igreja.

A entrada na igreja



Primeiro entram os convidados. Embora a entrada dos noivos na igreja se possa realizar de diferentes formas, a mais comum é entrar primeiro o noivo com a mãe (o noivo à direita e a mãe à esquerda) e esperarem, no altar, a entrada da noiva. Esta entra de braço dado com o seu pai (a noiva à esquerda e o pai à direita) com um atraso máximo de 15 minutos. A noiva deverá levar o bouquet na sua mão esquerda.

Os lugares de cada um durante a cerimónia



Quando chega ao altar, a noiva deixa o seu pai e fica do lado esquerdo do noivo (voltados para o altar). A madrinha colocar-se-á do lado esquerdo da noiva e o pai do lado direito do noivo. No caso de haver testemunhas ou padrinhos de ambas as partes, os da noiva ficarão no altar do lado esquerdo e os do noivo do lado direito.

Os convidados





Também os convidados da noiva sentam do lado esquerdo da igreja, enquanto os convidados do noivo deverão sentar do lado direito. As primeiras filas de bancos costumam ficar reservadas para os familiares mais próximos dos noivos e para alguns convidados especiais. Os convidados que fizerem alguma leitura ou tiverem uma participação na cerimônia deverão colocar-se perto do altar, de modo a poderem aceder-lhe facilmente no momento da sua intervenção.

Troca das alianças




Durante a cerimónia existem também alguns momentos que se regem por um protocolo. Um deles é a troca de alianças. Estas deverão ser entregues pelos meninos das alianças ou, no caso de não haver, pelo padrinho. Primeiro o noivo coloca a aliança na noiva e depois o contrário. No que diz respeito ao véu, a noiva, se o levar, deverá permanecer com ele a cobrir-lhe a face a partir do momento em que sai do carro e durante toda a cerimónia e é apenas quando o pároco declara os noivos marido e mulher que o noivo lhe retira o véu.

A saída da igreja



Quando a cerimônia termina, primeiro saem os convidados, depois os pais dos noivos seguidos pelos padrinhos e, por fim os noivos. Deste modo todos podem presenciar a saída dos recém-casados da igreja e felicitá-los com o arroz e as pétalas.
O que você achou do post? Sua opinião é super importante!!!
abraço, e até o próximo.

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro para casamento evangélico, na igreja

Vestidos de Noiva para Noivas Evangélicas

Dicas de roupas para casamento no inverno